• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
  • 1Ir para conteúdo
  • 2Ir para menu
  • 3Ir para busca
  • 4Ir para rodapé
  • Alto contraste
  • Mapa do Site
Câmara de Extensão e Cultura da EFLCH
Campus Guarulhos | Escola De Filosofia, Letras E Ciências Humanas
  • Início
  • Extensão
      • Back
      • Apresentação
      • Gestão atual
      • Calendário de reuniões
      • Atas de reunião
      • Regimento
  • Cursos e Eventos
      • Back
      • Cursos & Eventos com inscrições abertas
      • Regimento e Resoluções
      • Orientações
  • Programas e Projetos
      • Back
      • Programas & Projetos no Campus
      • Programas & Projetos da Unifesp
      • Regimento e Resoluções
      • Orientações
  • Observatórios
      • Back
      • Observatórios no Campus
      • Observatórios na Unifesp
      • Edital de Bolsas
  • Direitos Humanos
      • Back
      • Direitos Humanos no Campus
      • Direitos Humanos na Unifesp
  • Cultura
      • Back
      • Cultura no Campus
      • Cultura na Unifesp
  • Cursos
    • Conceitos Básicos de Estatística
    • Minicurso Analisando o Movimento de Cruzada
    • Japão e China sob o olhar da alteridade
    • Pensar a organização dos tempos e espaços da escola para a infância guarulhense
    • Reflexões e debates em torno do tema da alteridade nas relações interindividuais a partir de “Dos Canibais” de Michel de Montaigne
    • Aulas públicas com Patricia Hill Collins
    • Oralidades e tecnologias digitais na escola básica
    • Oficina de resenhas
    • Língua oral, novas tecnologias digitais e produção na escola básica
    • Linguagem e Cognição
    • Curso Intermediário de Teatro da Cia do Caminho Velho - Otelo
    • Minicurso virtual de DANÇA
    • A sabedoria prática através das histórias de ensinamento 
    • Ensinando a História através de Imagens
    • Francês Básico Para Viagens: Uma Viagem pela Francofonia
    • Francês básico para viagem: Um tour em Bordeaux
    • Allons-y! Introdução à língua francesa
    • Minicurso de Língua Francesa: Vamos nos apresentar em francês?
    • Introdução à Língua Francesa com as Nove Artes
    • Usos de fontes históricas textuais em sala de aula
    • Jesus e Maria no Islam
    • Língua espanhola - Nível básico: "¡Dios mio! El curso del basiquito"- GRUPO 6
    • Língua espanhola - Nível básico: ¡ Con el español nos hemos topado! GRUPO 7
    • Língua espanhola - Nível básico: "Habla mesmo" - GRUPO 3
    • Língua espanhola - nível básico- "Motoclases"
    • Língua espanhola - nível básico- "Motoclases"
    • Língua espanhola - Nível básico: Nível básico: "Chayotitos/ Chuchuzinhos" GRUPO 4
    • Língua espanhola - Nível básico: Nível básico: "Chayotitos/ Chuchuzinhos" GRUPO 4
    • Língua Espanhola - Nível básico: "Mercedes Sosa"
    • Introdução à Psicologia de Aristóteles
    • Dança e movimento para jovens e adultos
    • Leitura e produção de narrativas curtas de terror: do gótico ao realismo mágico (online)
    • Introdução à Psicologia de Aristóteles
    • Curso de Formação Cidadã para imigrantes no Brasil
    • Ensinando a Idade Média com uso de fontes históricas na Educação Básica
    • A crise ambiental e o Alto Tietê
    • Educação inclusiva: cultura, políticas e práticas escolares em foco Coordenação: Marian Ávila de Lima e Dias
    • Curso de Formação Cidadã para Imigrantes no Brasil
    • Curso: Conjuntura e processo eleitoral
    • Curso: Da consciência teórica à consciência moral: Uma leitura da Seção 1 de Totalidade e Infinito de Emmanuel Levinas
    • História e Imagem: refletindo com a escola sobre efemérides, memórias e comemorações
    • Entre Jerusalém e Atenas: Um panorama introdutório da biografia de Heschel
    • Papo em Libras: CineSurdo
    • Curso de extensão para professores/as do Atendimento Educacional Especializado.
    • Curso "Infância em trama: (Des)dobras da Literatura Brasileira
    • Minicurso: Metro e verso em latim: uma iniciação
    • Cursos de Francês - 2022
    • Cursos de Espanhol - 2022
    • Estudos do Cinema Sino-Japonês
    • Curso: Maimônides - As faces e o conhecimento de um guia dos perplexos
  • Eventos
    • 1º Ciclo de Extensão Universitária – EFLCH/Unifesp A extensão em tempos de reconstrução democrática
    • Lançamento do Projeto Acesso, Mobilidade e Educação no Bairro dos Pimentas
    • A xenofobia racializada e recepção seletiva a determinados grupos de imigrantes no Brasil: questões para as ciências sociais e a educação
    • Workshop España Heroica - com os Professores Vicente Sánchez-Biosca (Universitat de València) e Rafael Rodríguez Tranche (Universidad Complutense de Madrid)
    • Tempos humanos, tempos celestes: cronologia, astronomia e a história da "recepção das tradições clássicas" na América colonial
    • Quartas Sociais 2023 - Mesa - Cynthia Andersen Sarti: trajetória intelectual e acadêmica
    • Oficina: Escena y acción
    • Metal extremo e religião: o inefável e o indizível
    • Literatura e artes visuais: ateliê de colagem a partir de Cartas a uma negra, de Françoise Ega
    • Formação de repertórios críticos: Algumas Representações da violência contra as mulheres na narrativa hispano-americana e espanhola do século XXI
    • Espacios sagrados, usos profanos. Conferência dos professores Vicente Sánchez-Biosca (Universidade de Valencia) e Rafael Rodríguez Tranche (Universidade Complutense de Madrid)
    • Argentina: um balanço das eleições
    • XIV INTRAPET UNIFESP Narrativas, políticas e conexões periféricas: reconstruindo o futuro; construindo o passado
    • Seminário internacional de pesquisas sobre educação inclusiva e violência escolar
    • A mentira do imperialismo - uma leitura de Dias na Birmânia de George Orwell
    • A CONTRIBUIÇÃO DA DIÁSPORA CARIBENHA NA CONSTRUÇÃO DO CAMPO DE ESTUDOS DA HISTÓRIA NEGRA NOS ESTADOS UNIDOS
    • Sessão Univercine (Unifesp/Cinemateca Brasileira): exibição e debate do filme São Paulo, Sociedade Anônima (Luiz Sérgio Person, 1965)
    • Modelo Cognitivo Clássico e Objeto de Estudo em Linguística
    • I Congresso do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC / UNIFESP)
    • Evento Anual do IEAC - encontro de coordenadores de grupos de trabalho, de estudos e pesquisas do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP
    • Exibição do filme "Los Rubios", de Albertina Carri
    • V Jornada de Filosofia e Política - Racismo e Filosofia: Negritude sem identidade: Sobre as narrativas singulares das pessoas negras; O contrato racial, um instrumento para pensar o Brasil
    • A Leitura literária na escola
    • Educação de Jovens e Adultos (EJA) em São Paulo: debate sobre a rede estadual e a rede municipal de São Paulo
    • A representação de Sócrates em Platão
    • Oficina: Karaokê - Mix - Língua espanhola e francesa
    • XII Semana de História: 10 anos de junho de 2013 - Movimentos populares na rua
    • VI Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (PPGE-UNIFESP):
    • Simpósio Multiletramentos na educação bilíngue de alunos surdos
    • Encontro de Linguística Textual
    • Prix Goncourt: descobrindo obras literárias francesas e francófonas da atualidade
    • Charlas de Cineclub: Tocar y luchar
    • II Encontros Perspectivas Feministas em História da Filosofia: Descolonizar o Pensamento
    • Coisas do povo de santo: ancestralidade e pertencimento
    • O estudo do desenvolvimento humano por meio da leitura de autobiografias
    • A luta contra a privatização da SABESP
    • POLÍTICAS DE LA CIENCIA. HISTORIA, ACTORES, ESPACIOS e INSTITUCIONES DE LA EDAD MODERNA AL MUNDO CONTEMPOR NEO
    • Píndaro e o Epinício
    • Conversa com Stephanie Borges
    • Estudo geográfico do Brasil e de seus lugares: um jogo escalar
    • O amor como força política: a construção de mundos desde bell hooks
    • Intelectuais engajados e o instituto da Cultura Árabe em São Paulo
    • Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - SELL
    • Das paisagens do "Centro Velho" de São Paulo à leitura do mundo:
    • Intermidialidade e Adaptação
    • Quartas Sociais - Conferência: da Luta pela Independência das Colônias ao Golpe de 25 de Abril em Portugal: Moçambique e os Pós do Colonialismo
    • Em busca do sonho potosino: pícaros, aventureiros e clandestinos nos caminhos platinos em tempos de Monarquia Hispânica (1580-1640)
    • Charlas de cineclub: Viva la escuela moderna
    • Recepção dos mitos através do webtoon Lore Olympus, de Rachel Smythe
    • A história de O primeiro livro de Arthur
    • Vida e distopia na jovem poesia de Gaza
    • Clube de Leitura: Cada Conto aumenta um ponto
    • Estoicismo hoje: visão geral e desafios
    • Bate-papo com a autora Thalita Neri sobre o romance "Nos meus sonhos" [MLEF.ENTRE.VISTAS]
    • Multilinguismo ou monolinguismo na circulação do conhecimento do Cone Sul?
    • Oficina Cultural de Leituras & Escritas em História da Arte
    • Conversas Paralelas - Diálogos em História Contemporânea
    • Implicações Coloniais da Violência Racial em Frantz Fanon - Pele Negra, Máscaras Brancas
    • IV Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica (IV EnACE): Multimodalidade na Interação Humana
    • Webinário de Lançamento do Grupo de Estudos e Pesquisas em Riscos Globais, EM DEFESA DA DEMOCRACIA
    • O ensino de filosofia no ensino médio: desafios contemporâneos
    • Para minha secretária. Para datilografar. Infelizmente: Jérôme Carcopino e a experiência do exílio na própria pátria
    • Tópicos em História, Cultura e Linguagens Afro-brasileiras - Turma B (Noturno) - Presencial
    • Tópicos em História, Cultura e Linguagens Afro-brasileiras - Turma a (Vespertino) - Presencial
    • Surdez Unilateral: subjetividades educacionais, legislativas e sociais
    • Os socorros públicos aos pobres em Portugal no regime liberal monárquico (1834-1910): permanências e mudança
    • Workshop AntConc
    • VI Colóquio Brasileiro de Morfologia
    • Pompeia Vila Mariana - Espetáculo Musical Teatral CAMPUS GUARULHOS
    • A Ditadura Militar de 1964 e a Memória do Genocídio Indígena no Brasil: uma perspectiva histórico-estrutural
    • Latinidades enred - As conquistas e as dificuldades do ensino de língua espanhola no Brasil: formação e mercado. Com a palavra, os nossos egressos
    • Charlas de Cineclub: La ventana abierta e Lenguas
    • Latinidades enred conversa com a Profa. Dra. Heloísa Pezza Cintrão (FFLCH - USP): Sobre a sua trajetória nos estudos de tradução português-espanhol
    • Conexões epistêmicas: educação e pertencimento
    • Sarau Literário: como um texto pode mudar seu ponto de vista?
    • VII Encontro de Pesquisas em História da Arte - "Artes em Movimento: conexões & possibilidades"
    • A Figuratividade no conto Seminário dos Ratos de Lygia Fagundes Telles: uma análise semiótica
    • Abraham Cohen de Herrera e a fagocitose da filosofia antiga pela filosofia judaica renascentista: apresentação de um caso
    • De que Independência do Brasil falamos no Bicentenário?
    • A violência de gênero pelas vozes do punk dos anos 90: análise comparativa entre o Brasil e a Argentina
    • Bate papo em Libras
    • Visita ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo
    • Charlas de Cineclub: Un perro andaluz
    • 1º Encontro do Fórum de Licenciatura no 2º semestre de 2022
    • Oficina de Paleografia Medieval e Moderna
    • Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural para a Atividade Pedagógica
    • É a antropologia um saber orientalista?
    • III Encontro de Pesquisadores Marxistas - Mesa de abertura: a guerra antiga e a guerra moderna.
    • Leituras e conversas sobre textos literários em língua espanhola
    • IV Jornada de Estudos sobre Ensino de Língua e Literatura:
    • Prismas Modernistas e a Revolução do Café
    • 5ª ed. Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil
    • Le Corps Poétique: Uma experiência de movimento, corpo e palavra
    • Leituras e conversas sobre textos literários em língua espanhola. Pablo Neruda: o amor romântico em tempos de cultura descartável
    • Leituras e conversas sobre textos literários em língua espanhola. Pablo Neruda: o amor romântico em tempos de cultura descartável
    • Afrofuturismo e Body Modification
    • A gente se entende... pero no mucho (noturno)
    • A gente se entende... pero no mucho (noturno)
    • O Decolonial em Questão: diálogos em quatro temas
    • Exílio, memória e história em Memória para o esquecimento de Mahmud Darwich
    • Projeto Texto e Contexto apresenta live: O que dizer dos 10 anos das Lei de Cotas nas universidades brasileiras
    • Jornada de Estudos Medievais
    • Políticas educacionais na rede de ensino paulista: gestão e condição docente em foco
    • Analisar, refletir para esperançar: conversa com Frei Betto
    • XLIX Encontros Nietzsche: os múltiplos sentidos do trabalho de tradução
    • Bate-papo com Juliana Toivonen sobre o livro de poemas Palavras roubadas de mulheres mortas [MLEF.ENTRE.VISTAS]
    • Leitura de Textos Acadêmicos em Língua Inglesa: Estratégias Introdutórias
    • II Congresso Internacional de História: direitas ontem e hoje
    • Contrapontos à política neoliberal na Educação numa perspectiva gramsciana
    • Nietzsche e os intérpretes do Brasil: Sérgio Buarque de Holanda e a genealogia do homem cordial.
    • 1º ciclo de encontros do Grupo de Estudos Migração e Inclusão
    • Para uma pós-graduação na Guiné-Bissau
    • Formação de educadoras/es para uso da metodologia Tô no Rumo - Jovens e Escolha Profissional
    • Erótica dos imigrantes: o zíper e outros objetos do desejo
    • II Congresso Internacional de História: direitas ontem e hoje
    • Democracia e Eleições: conversa com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
    • (Não) Ensinar Gramática na escola e fake news: contrastes e confrontos
    • Regresso e memória: Literatura portuguesa em perspectiva 3
    • Conversa com Rafael Guerche: poemas em diálogo com as obras O fim de Eddy e História da violência de Édouard Louis
    • Letramentos Digitais e sua relação com as fake news
    • Seminário Pesquisa e Fazer Docente: Olhares para a diversidade
    • A sociologia no Brasil e na Argentina: repensando fronteiras
    • A Cultura do Slam: educação e protesto através das disputas de poesia falada
    • Crise ambiental, neoliberalismo e cidadania
    • Regresso e memória: Literatura portuguesa em perspectiva 2
    • Em busca do sonho potosino:
    • Rodas de Leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça
    • Língua Portuguesa & suas Literaturas: Novos percursos no ensino e na pesquisa
    • Mafalda e Mônica: o que elas têm em comum além do vestido vermelho?
    • Leitura e produção de narrativas curtas de terror: do gótico ao realismo mágico
    • O Evangelho de Homero e sua vocação missionária
    • Retórica e persuasão: ethos, logos e pathos
    • Seminário Pesquisa e Fazer Docente: Olhares para a diversidade
    • II Seminário Memórias Arquivadas: as possibilidades dos arquivos para a pesquisa em História da Educação
    • I Encontro da Linha de Pesquisa Arte, Circulações e Transferências (PPGHA-Unifesp)
    • Glauco Mattoso e o Jornal Dobrabil: literatura de transgressão, cultura LGBT e perspectivas transdisciplinares, uma conversa com o Prof. Steven Butterman
    • Ensinando a Idade Média com uso de fontes históricas na Educação Básica
    • Charlas de Cineclub: Volver, de Pedro Almodóvar
    • O poder simbólico de I Giardini di Castello: arqueologia e contemporaneidade dos pavilhões nacionais na Bienal de Veneza
    • Aprender francês com o dispositivo digital TV5MONDE
    • Artes Visuais LGBTQIAP+
    • 4° Mês do Meio Ambiente na Unifesp: inovação como ferramenta de transformação social e proteção dos ecossistemas
    • 8ª Ed. Jornada Hispânica 2022 - O direito ao espanhol
    • O Nascimento da Tragédia 150 anos depois
    • A vida de São Francisco no cordel brasileiro
    • Conferência - Migrações em foco: a colonização alemã no Brasil pelo olhar de Salim Miguel
    • Os fazeres da(o) cientista social 2022 - Mesa 3: Educação, Arte e Cultura
    • Diálogos Múltiplos - Ensino e Formação Docente
    • Clínicas Sociais, Psicanálise e Filosofia: A Experiência da Roda de Conversa Sobre Sonhos
    • Consequências do conflito Ucrânia e Rússia para os países periféricos
    • O desenvolvimento da sociologia no México: contraponto com Brasil e Argentina
    • VIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários
    • III Semana de Visibilidade Autista LabLinC - Construir com o que nos escapa. Uma experiência em dança e autismo.
    • Economia de Francisco e Clara: Principais reflexões para os dias atuais
    • Clínica Sociais, Psicanálise e Filosofia: a Experiência da Roda de Conversa Sobre Sonhos
    • III Semana de Visibilidade Autista do LabLinC
    • 2° Webinário Egressos UNIFESP: Cenários e possibilidades, uma reflexão plural em tempos pós-pandêmicos
    • I Curso Introdutório de Perícia Criminal - O Mundo da Criminologia e Ciência.
    • Os fazeres da(o) cientista social 2022 - Mesa 1: Bacharelado e Licenciatura
    • Pandemia e volta às aulas: currículo, educação inclusiva e as perspectivas do chão da escola
    • O SUS é Nosso: Saúde não é mercadoria!
    • Conferência de Abertura 2022 do Grupo de Estudos e Pesquisas Science in Circulation
    • Conferência de Abertura 2022 do Grupo de Estudos e Pesquisas Science in Circulation
    • O patrimônio ressuscitado: três exemplos contemporâneos (Versailles, Les Tuileries, Saint-Denis)
    • Light novels: um novo gênero foi invocado no nosso mundo!?
    • Diálogos Múltiplos: Ensino e Formação Docente
    • Projeto Texto e Contexto Apresenta: Trajetórias e Histórias - Estereótipos Negros na Literatura e na Sociedade Brasileira.
    • Linguagem não-binária em disputa: o que é importante saber?
    • O patrimônio ressuscitado: três exemplos contemporâneos (Versailles, Les Tuileries, Saint-Denis)
    • V Cintas Poéticas en Casa: um encontro poético musical em espanhol
    • Migrantes: Língua e Cultura
    • II Ciclo Cinema cantado - Cheesy & Corny: O que é brega na música popular em inglês?
    • Seminário: Argumentação e multimodalidade
    • O desafio da docência antes, durante e pós-pandemia: o que aprendemos?
    • Café com Paulo Freire: Paulo Freire, arte e reexistência
    • Roda de conversa com o Professor Éder Pires de Camargo: educação da pessoa cega numa sociedade visocêntrica
    • Minicurso - Forma e ação: a tarefa da tradução em Walter Benjamin e Anne Carson
    • Charlas de Cineclub em casa. "De vida y de Muerte: Testimonios de la Operación Cóndor"
    • Conversando sobre narrativas de ensinar-aprender línguas: uma perspectiva de formação que navega nos mares da Educação Antirracista
    • III Congresso Nacional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural - CICOP Brasil 2021
    • Uma escrita arquivística
    • Programa de Residência Pedagógica CAPES
    • Audiência pública - Política de Comunicação da Unifesp
    • Semana da Consciência Negra da Unifesp: Programação
    • Amor e Morte em Tristão e Isolda
    • A autenticidade em produções não-hegemônicas: entre coleções etnográficas e coleções de arte. Por uma História da Arte múltipla? O caso das Artes Africana
    • CinePimentas - II Ciclo Cinema cantado - a música de gasolinera na Espanha: do cursi ao Cult
    • Diálogos Áfricas-Brasil: trânsitos e propostas educativas. Por uma História da Arte múltipla? O caso das Artes Africanas.
    • A maçonaria de Joaquim Saldanha Marinho (1863-1882)
    • Ciclo de Debates: Paulo Freire e os movimentos de juventudes
    • II Encontro online de pesquisadores marxistas - Mesa 1: trabalho.
    • Encontros de Língua Latina: tradução e estudo das obras de Ovídio
    • Cine CHiCo - Cinema e História Contemporânea
    • Evento Teste
    • Outubro: cursos e eventos com inscrições abertas
    • Critérios para o planejamento do ensino de argumentação como prática social de linguagem
    • Primeiros passos para publicar um artigo
    • 140 anos da Revolta Mahdista no Sudão: revisitando a Historiografia das Resistências anti coloniais
    • Administrando o Campus Guarulhos (EFLCH/Unifesp): desafios da consolidação
    • XII Semana de História da Unifesp: Raça, classe, gênero e emancipação
    • O Webinário internacional "Por uma história da arte múltipla? O caso das artes africanas",
    • Território dos Pimentas: lugar, educação e coletivos sociais
    • Representações decoloniais: as meninas negras no romance afro-brasileiro contemporâneo
    • O ídolo de Hércules em al-Andalus: construções e desconstruções de uma estátua antiga
    • O ídolo de Hércules em al-Andalus: construções e desconstruções de uma estátua antiga
    • Cartografias: Do Post-Modernismo ao Hipercontemporâneo
    • Webnário Internacional: Por uma História da Arte múltipla? O caso das artes africanas
    • Língua e poder: processos de formação das variedades linguísticas de prestígio
    • Ciência e saúde em leituras e ações paulistas
    • Realidade ou mentira? Como a literatura de ficção pode ajudar a entender o mundo melhor do que os manuais
    • Cine Pimentas: II Ciclo Cinema cantado - Música brega em francês?!
    • Uma pedagogia com base em gêneros textuais para o ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
    • As ciências sociais brasileiras no pós-1964: autoritarismo e experiência intelectual
    • Premiação das Melhores Teses e Dissertações
    • Antropologia Forense e Direitos Humanos - a perspectiva polonesa
    • Charlas de Cineclub em casa: Las cosas del querer
    • Língua Portuguesa e suas Literaturas: compartilhando experiências de ensino
    • Tecnologias na sala de aula: e agora?
    • Solano Trindade, com Wagner Silva de Souza
    • Solano Trindade, com Wagner Silva de Souza
    • Formação Docente e Discurso: tecnologias digitais e multimodalidade na educação
    • Seminários LabLinc: Análise computacional da linguagem: relações com o desenvolvimento e o declínio cognitivo
    • Seminário 10 anos do Gepecso
    • Signos do tempo na escrita
    • [minicurso] Uma Introdução à Silogística de Aristóteles
    • Pandora e o rouxinol: leitura cênica e debate
    • Debate: Marxismos Negros
    • III Mês do Meio Ambiente: Meio Ambiente em São Paulo: coisa do século XIX?
    • I Ciclo de palestras: Intelectuais e investigação em história da educação
    • Curso "Tempos de brincar: infâncias, cultura lúdica e educação
    • Seminário Conjunto
    • Encontro com a Profa. Dra. Neide M. González
    • A inclusão da Pessoa com Nanismo na Universidade
    • Literatura e exílio: diálogos entre ciências humanas e literatura
    • Tributo à Professora Marcia Mansor D´Alessio
    • Curso: Lendo com Paixão - Torto Arado
    • A concepção taoísta da Naturalidade na filosofia de Laozi e Liezi.
    • Charlas de Cineclub em casa: La Patagonia rebelde
    • Ciclo de Conferências da Cátedra Edward Said: Palestra “Allama Iqbal: Oriente Ocidente”.
    • Jornada Torquato Neto: Geleia General
    • Aula Magna do Curso de Especialização "As Áfricas e suas Diásporas" (UNIFESP/UAB/CAPES).
    • Mesa-redonda: O que significa traduzir Adorno hoje?
    • I Encontro: Fundamentos e Desafios da inserção da Extensão na matriz curricular dos cursos de graduação.
    • Indústria Cultural e produção onírica no contemporâneo: Aula Aberta com Tales Ab´Sáber
    • Oficina de Tradução de Textos Filosóficos - Árabe III
    • Danceja 2021: dança para jovens e adultos
    • Olhares imagológicos em A Costa dos Murmúrios – entre o conflito e a hesitação
    • O Peso das Minorias: a arte em tempos de pandemia
    • Artes deste Século: a experiência de formação da Coleção Triangular
    • Animalismos: porque o outro do outro não é humano - Ciclo de conferências internacional
    • Temas e debates da imprensa sindical fascista
    • Bate Papo em Libras
    • Capitalismo e Colapso Ambiental
    • Iniciação à transcrição de dados de fala no CHAT
    • Recitando a Contemporaneidade
    • Semiótica tensiva: apontamentos introdutórios
    • A abordagem do texto literário nas aulas de espanhol como língua estrangeira.
    • Encontros do GELEF - Grupo de Estudos de Literaturas de Expressão Francesa.
    • A educação inclusiva e propostas para o combate à violência.
    • Fundamentos do Ensino de Língua Inglesa
    • I Encontro Unifesp de Formação de Professores para Educação Básica
    • Juventude e Educação: apresentação de pesquisas com estudantes de Guarulhos.
    • Ciclo de Conferências da Cátedra Edward Said
    • Clarice e as artes
    • I Jornada Afroasiática de História (UNIFESP): 10 Anos da Primavera Árabe
    • Safo no Brasil: Menções à poeta de Lesbos em narrativas publicadas entre 1925 e 1934
    • Uma problematização da Literatura Moçambicana: das origens à atualidade.
    • Tributo à professora Marcia Mansor D’Alessio
    • Palestra: A prosa de Fernando Pessoa
    • II Seminário Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade
    • Adoecimento e conhecimento: atravessamentos
    • Minicurso: Artes e Criatividades entre a África e o Brasil
    • 34a Bienal de São Paulo - Faz escuro mas eu canto
    • II Ciclo de Palestras do NEAB - Unifesp
    • Quartas Sociais
    • Luxúria e iluminação no Islã: a arte da caligrafia
    • A importância da pesquisa no processo de formação docente
    • I Encontro Anual do GEPICH: História da Educação e seus percursos.
    • Encontro de Egressos EFLCH/Unifesp: diálogos e transformações
    • Conversas de Cineclube (Charlas de Cineclub: La mujer sin cabeza)
    • Angola pós-colonial: da utopia à realidade da independência
    • Plano de Cultura da Unifesp: reflexões e rumos
    • Como se livrar de Semideuses: o fim da linhagem dos heróis na poesia hesiódica
    • Comunicação e interação entre o dentro e o fora das prisões
    • Conferência: A cosmologia de Judá Abravanel (Leão Hebreu)
    • Mini-curso: Subjetividades radicais – 16 breves estudos do decolonial na arte brasileira
    • Comunicação e interação entre o dentro e o fora das prisões
    • Ciclo Mapas e Territórios: fronteiras e passagens - A construção histórica da teoria política nas religiões proféticas
    • Minicurso: "Justiça, Democracia e Direito: experiências e desafios africanos e brasileiros"
    • Álgebra nos Anos Iniciais utilizando Jogos Digitais e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS)
    • Oficina: Kahoot e Socrative no ensino e aprendizagem de línguas: possibilidades e limites
    • Roda de conversa: Espanhol no CEL Dom Pedro I - Histórico e práticas
    • Conferência: "Terceira Coisa e Vivência de Si em IBN' ARABI"
    • O poder da representação na literatura colonial: o caso de Moçambique
    • Cátedra Edward Saïd: A construção histórica da teoria política nas religiões proféticas
    • Dançando na quarentena
    • Seminários História Unifesp: Palestra "Regulamentação da profissão de historiador/a: trajetória e desafios"
    • História das Infâncias e suas instituições
    • Protagonismo negro no pós-abolição: história e historiografia
    • A recepção da "Antígona" de Sófocles no teatro espanhol da ditadura franquista
    • Adoecimento e conhecimento: atravessamentos afro e indígenas
    • Mini-curso: Trajetórias Africanas e brasileiras
    • Conferência: À procura da forma de representar a barbárie
    • Le petit monde merveilleux de Gustave Akakpo: leitura e produção de um diário
    • Contextos midiáticos, visões plurais
    • Visões sobre a África negra no mundo greco-romano
    • Webconferência Unifesp: Multimodalidade e Linguística
    • Histórias Talmúdicas e Midrashicas de Sabedoria e Ensinamento
    • Ciclo "Angela Davis"
    • Webnário: Florestan Fernandes: 100 anos de um pensador brasileiro
    • VI Jornada Hispânica - Confira programação
    • Chassidismo: kabbalah, ultraortodoxia e reforma
    • O pontapé do mestre zen
    • O Sufismo e a arte da polissemia
    • Palestra: A oralidade no mundo árabe medieval
    • I - Ciclo de Palestras Núcleo de Estudos Afro-Brasileira (NEAB) Unifesp
    • Cinema Cantado: III Encontro discute Bossa Nova
    • Brinquedoteca na quarentena: interação com crianças do Núcleo de Mães e Pais da Unifesp
    • DANCEJA virtual: curso de extensão para jovens e adultos
    • Concurso Cultural Temático Unifesp Mostra Sua Arte - Arte em Tempo de Distanciamento.
    • Projeto de Extensão realiza a oficina online: “Escrita literária em casa”
    • Agenda
    • Raplural: evento reunirá artistas de rap de diferentes modalidades no auditório da EFLCH
Unifesp
Universidade Federal de São Paulo
DESDE 1933

Estrada do Caminho Velho, n° 333 -
Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP
CEP: 07252-312

Sobre o portal Comunicar erros no site

Para lhe proporcionar a melhor experiência online, este site utiliza cookies.

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso portal. Ao acessá-lo, você concorda com a coleta e o tratamento de informações básicas sobre sua navegação, segundo o que estabelece nossa Politica de Privacidade de Dados Pessoais.

Aceitar

Information cookies

Cookies are short reports that are sent and stored on the hard drive of the user's computer through your browser when it connects to a web. Cookies can be used to collect and store user data while connected to provide you the requested services and sometimes tend not to keep. Cookies can be themselves or others.

There are several types of cookies:

  • Technical cookies that facilitate user navigation and use of the various options or services offered by the web as identify the session, allow access to certain areas, facilitate orders, purchases, filling out forms, registration, security, facilitating functionalities (videos, social networks, etc..).
  • Customization cookies that allow users to access services according to their preferences (language, browser, configuration, etc..).
  • Analytical cookies which allow anonymous analysis of the behavior of web users and allow to measure user activity and develop navigation profiles in order to improve the websites.

So when you access our website, in compliance with Article 22 of Law 34/2002 of the Information Society Services, in the analytical cookies treatment, we have requested your consent to their use. All of this is to improve our services. We use Google Analytics to collect anonymous statistical information such as the number of visitors to our site. Cookies added by Google Analytics are governed by the privacy policies of Google Analytics. If you want you can disable cookies from Google Analytics.

However, please note that you can enable or disable cookies by following the instructions of your browser.

© Universidade Federal de São Paulo 1933 - 2025