• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
  • Ir para conteúdo1
  • Ir para menu2
  • Ir para busca3
  • Ir para rodapé4
  • Alto contraste
  • Mapa do Site
+ Unifesp
Portal Unifesp
Câmara de Extensão e Cultura da EFLCH
Campus Guarulhos | Escola De Filosofia, Letras E Ciências Humanas
  • Início
  • Extensão
      • Back
      • Apresentação
      • Gestão atual
      • Calendário de reuniões
      • Atas de reunião
      • Regimento
  • Cursos e Eventos
      • Back
      • Cursos & Eventos com inscrições abertas
      • Regimento e Resoluções
      • Orientações
  • Programas e Projetos
      • Back
      • Programas & Projetos no Campus
      • Programas & Projetos da Unifesp
      • Regimento e Resoluções
      • Orientações
  • Observatórios
      • Back
      • Observatórios no Campus
      • Observatórios na Unifesp
  • Direitos Humanos
      • Back
      • Direitos Humanos no Campus
      • Direitos Humanos na Unifesp
  • Cultura
      • Back
      • Cultura no Campus
      • Cultura na Unifesp
  • Cursos
    • Ensinando a História através de Imagens
    • Francês Básico Para Viagens: Uma Viagem pela Francofonia
    • Francês básico para viagem: Um tour em Bordeaux
    • Allons-y! Introdução à língua francesa
    • Minicurso de Língua Francesa: Vamos nos apresentar em francês?
    • Introdução à Língua Francesa com as Nove Artes
    • Usos de fontes históricas textuais em sala de aula
    • Jesus e Maria no Islam
    • Língua espanhola - Nível básico: "¡Dios mio! El curso del basiquito"- GRUPO 6
    • Língua espanhola - Nível básico: ¡ Con el español nos hemos topado! GRUPO 7
    • Língua espanhola - Nível básico: "Habla mesmo" - GRUPO 3
    • Língua espanhola - nível básico- "Motoclases"
    • Língua espanhola - nível básico- "Motoclases"
    • Língua espanhola - Nível básico: Nível básico: "Chayotitos/ Chuchuzinhos" GRUPO 4
    • Língua espanhola - Nível básico: Nível básico: "Chayotitos/ Chuchuzinhos" GRUPO 4
    • Língua Espanhola - Nível básico: "Mercedes Sosa"
    • Introdução à Psicologia de Aristóteles
    • Dança e movimento para jovens e adultos
    • Leitura e produção de narrativas curtas de terror: do gótico ao realismo mágico (online)
    • Introdução à Psicologia de Aristóteles
    • Curso de Formação Cidadã para imigrantes no Brasil
    • Ensinando a Idade Média com uso de fontes históricas na Educação Básica
    • A crise ambiental e o Alto Tietê
    • Educação inclusiva: cultura, políticas e práticas escolares em foco Coordenação: Marian Ávila de Lima e Dias
    • Curso de Formação Cidadã para Imigrantes no Brasil
    • Curso: Conjuntura e processo eleitoral
    • Curso: Da consciência teórica à consciência moral: Uma leitura da Seção 1 de Totalidade e Infinito de Emmanuel Levinas
    • História e Imagem: refletindo com a escola sobre efemérides, memórias e comemorações
    • Entre Jerusalém e Atenas: Um panorama introdutório da biografia de Heschel
    • Papo em Libras: CineSurdo
    • Curso de extensão para professores/as do Atendimento Educacional Especializado.
    • Curso "Infância em trama: (Des)dobras da Literatura Brasileira
    • Minicurso: Metro e verso em latim: uma iniciação
    • Cursos de Francês - 2022
    • Cursos de Espanhol - 2022
    • Estudos do Cinema Sino-Japonês
    • Curso: Maimônides - As faces e o conhecimento de um guia dos perplexos
  • Eventos
    • Pompeia Vila Mariana - Espetáculo Musical Teatral CAMPUS GUARULHOS
    • A Ditadura Militar de 1964 e a Memória do Genocídio Indígena no Brasil: uma perspectiva histórico-estrutural
    • Latinidades enred - As conquistas e as dificuldades do ensino de língua espanhola no Brasil: formação e mercado. Com a palavra, os nossos egressos
    • Charlas de Cineclub: La ventana abierta e Lenguas
    • Latinidades enred conversa com a Profa. Dra. Heloísa Pezza Cintrão (FFLCH - USP): Sobre a sua trajetória nos estudos de tradução português-espanhol
    • Conexões epistêmicas: educação e pertencimento
    • Sarau Literário: como um texto pode mudar seu ponto de vista?
    • VII Encontro de Pesquisas em História da Arte - "Artes em Movimento: conexões & possibilidades"
    • A Figuratividade no conto Seminário dos Ratos de Lygia Fagundes Telles: uma análise semiótica
    • Abraham Cohen de Herrera e a fagocitose da filosofia antiga pela filosofia judaica renascentista: apresentação de um caso
    • De que Independência do Brasil falamos no Bicentenário?
    • A violência de gênero pelas vozes do punk dos anos 90: análise comparativa entre o Brasil e a Argentina
    • Bate papo em Libras
    • Visita ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo
    • Charlas de Cineclub: Un perro andaluz
    • 1º Encontro do Fórum de Licenciatura no 2º semestre de 2022
    • Oficina de Paleografia Medieval e Moderna
    • Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural para a Atividade Pedagógica
    • É a antropologia um saber orientalista?
    • III Encontro de Pesquisadores Marxistas - Mesa de abertura: a guerra antiga e a guerra moderna.
    • Leituras e conversas sobre textos literários em língua espanhola
    • IV Jornada de Estudos sobre Ensino de Língua e Literatura:
    • Prismas Modernistas e a Revolução do Café
    • 5ª ed. Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil
    • Le Corps Poétique: Uma experiência de movimento, corpo e palavra
    • Leituras e conversas sobre textos literários em língua espanhola. Pablo Neruda: o amor romântico em tempos de cultura descartável
    • Leituras e conversas sobre textos literários em língua espanhola. Pablo Neruda: o amor romântico em tempos de cultura descartável
    • Afrofuturismo e Body Modification
    • A gente se entende... pero no mucho (noturno)
    • A gente se entende... pero no mucho (noturno)
    • O Decolonial em Questão: diálogos em quatro temas
    • Exílio, memória e história em Memória para o esquecimento de Mahmud Darwich
    • Projeto Texto e Contexto apresenta live: O que dizer dos 10 anos das Lei de Cotas nas universidades brasileiras
    • Jornada de Estudos Medievais
    • Políticas educacionais na rede de ensino paulista: gestão e condição docente em foco
    • Analisar, refletir para esperançar: conversa com Frei Betto
    • XLIX Encontros Nietzsche: os múltiplos sentidos do trabalho de tradução
    • Bate-papo com Juliana Toivonen sobre o livro de poemas Palavras roubadas de mulheres mortas [MLEF.ENTRE.VISTAS]
    • Leitura de Textos Acadêmicos em Língua Inglesa: Estratégias Introdutórias
    • II Congresso Internacional de História: direitas ontem e hoje
    • Contrapontos à política neoliberal na Educação numa perspectiva gramsciana
    • Nietzsche e os intérpretes do Brasil: Sérgio Buarque de Holanda e a genealogia do homem cordial.
    • 1º ciclo de encontros do Grupo de Estudos Migração e Inclusão
    • Para uma pós-graduação na Guiné-Bissau
    • Formação de educadoras/es para uso da metodologia Tô no Rumo - Jovens e Escolha Profissional
    • Erótica dos imigrantes: o zíper e outros objetos do desejo
    • II Congresso Internacional de História: direitas ontem e hoje
    • Democracia e Eleições: conversa com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
    • (Não) Ensinar Gramática na escola e fake news: contrastes e confrontos
    • Regresso e memória: Literatura portuguesa em perspectiva 3
    • Conversa com Rafael Guerche: poemas em diálogo com as obras O fim de Eddy e História da violência de Édouard Louis
    • Letramentos Digitais e sua relação com as fake news
    • Seminário Pesquisa e Fazer Docente: Olhares para a diversidade
    • A sociologia no Brasil e na Argentina: repensando fronteiras
    • A Cultura do Slam: educação e protesto através das disputas de poesia falada
    • Crise ambiental, neoliberalismo e cidadania
    • Regresso e memória: Literatura portuguesa em perspectiva 2
    • Em busca do sonho potosino:
    • Rodas de Leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça
    • Língua Portuguesa & suas Literaturas: Novos percursos no ensino e na pesquisa
    • Mafalda e Mônica: o que elas têm em comum além do vestido vermelho?
    • Leitura e produção de narrativas curtas de terror: do gótico ao realismo mágico
    • O Evangelho de Homero e sua vocação missionária
    • Retórica e persuasão: ethos, logos e pathos
    • Seminário Pesquisa e Fazer Docente: Olhares para a diversidade
    • II Seminário Memórias Arquivadas: as possibilidades dos arquivos para a pesquisa em História da Educação
    • I Encontro da Linha de Pesquisa Arte, Circulações e Transferências (PPGHA-Unifesp)
    • Glauco Mattoso e o Jornal Dobrabil: literatura de transgressão, cultura LGBT e perspectivas transdisciplinares, uma conversa com o Prof. Steven Butterman
    • Ensinando a Idade Média com uso de fontes históricas na Educação Básica
    • Charlas de Cineclub: Volver, de Pedro Almodóvar
    • O poder simbólico de I Giardini di Castello: arqueologia e contemporaneidade dos pavilhões nacionais na Bienal de Veneza
    • Aprender francês com o dispositivo digital TV5MONDE
    • Artes Visuais LGBTQIAP+
    • 4° Mês do Meio Ambiente na Unifesp: inovação como ferramenta de transformação social e proteção dos ecossistemas
    • 8ª Ed. Jornada Hispânica 2022 - O direito ao espanhol
    • O Nascimento da Tragédia 150 anos depois
    • A vida de São Francisco no cordel brasileiro
    • Conferência - Migrações em foco: a colonização alemã no Brasil pelo olhar de Salim Miguel
    • Os fazeres da(o) cientista social 2022 - Mesa 3: Educação, Arte e Cultura
    • Diálogos Múltiplos - Ensino e Formação Docente
    • Clínicas Sociais, Psicanálise e Filosofia: A Experiência da Roda de Conversa Sobre Sonhos
    • Consequências do conflito Ucrânia e Rússia para os países periféricos
    • O desenvolvimento da sociologia no México: contraponto com Brasil e Argentina
    • VIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários
    • III Semana de Visibilidade Autista LabLinC - Construir com o que nos escapa. Uma experiência em dança e autismo.
    • Economia de Francisco e Clara: Principais reflexões para os dias atuais
    • Clínica Sociais, Psicanálise e Filosofia: a Experiência da Roda de Conversa Sobre Sonhos
    • III Semana de Visibilidade Autista do LabLinC
    • 2° Webinário Egressos UNIFESP: Cenários e possibilidades, uma reflexão plural em tempos pós-pandêmicos
    • I Curso Introdutório de Perícia Criminal - O Mundo da Criminologia e Ciência.
    • Os fazeres da(o) cientista social 2022 - Mesa 1: Bacharelado e Licenciatura
    • Pandemia e volta às aulas: currículo, educação inclusiva e as perspectivas do chão da escola
    • O SUS é Nosso: Saúde não é mercadoria!
    • Conferência de Abertura 2022 do Grupo de Estudos e Pesquisas Science in Circulation
    • Conferência de Abertura 2022 do Grupo de Estudos e Pesquisas Science in Circulation
    • O patrimônio ressuscitado: três exemplos contemporâneos (Versailles, Les Tuileries, Saint-Denis)
    • Light novels: um novo gênero foi invocado no nosso mundo!?
    • Diálogos Múltiplos: Ensino e Formação Docente
    • Projeto Texto e Contexto Apresenta: Trajetórias e Histórias - Estereótipos Negros na Literatura e na Sociedade Brasileira.
    • Linguagem não-binária em disputa: o que é importante saber?
    • O patrimônio ressuscitado: três exemplos contemporâneos (Versailles, Les Tuileries, Saint-Denis)
    • V Cintas Poéticas en Casa: um encontro poético musical em espanhol
    • Migrantes: Língua e Cultura
    • II Ciclo Cinema cantado - Cheesy & Corny: O que é brega na música popular em inglês?
    • Seminário: Argumentação e multimodalidade
    • O desafio da docência antes, durante e pós-pandemia: o que aprendemos?
    • Café com Paulo Freire: Paulo Freire, arte e reexistência
    • Roda de conversa com o Professor Éder Pires de Camargo: educação da pessoa cega numa sociedade visocêntrica
    • Minicurso - Forma e ação: a tarefa da tradução em Walter Benjamin e Anne Carson
    • Charlas de Cineclub em casa. "De vida y de Muerte: Testimonios de la Operación Cóndor"
    • Conversando sobre narrativas de ensinar-aprender línguas: uma perspectiva de formação que navega nos mares da Educação Antirracista
    • III Congresso Nacional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural - CICOP Brasil 2021
    • Uma escrita arquivística
    • Programa de Residência Pedagógica CAPES
    • Audiência pública - Política de Comunicação da Unifesp
    • Semana da Consciência Negra da Unifesp: Programação
    • Amor e Morte em Tristão e Isolda
    • A autenticidade em produções não-hegemônicas: entre coleções etnográficas e coleções de arte. Por uma História da Arte múltipla? O caso das Artes Africana
    • CinePimentas - II Ciclo Cinema cantado - a música de gasolinera na Espanha: do cursi ao Cult
    • Diálogos Áfricas-Brasil: trânsitos e propostas educativas. Por uma História da Arte múltipla? O caso das Artes Africanas.
    • A maçonaria de Joaquim Saldanha Marinho (1863-1882)
    • Ciclo de Debates: Paulo Freire e os movimentos de juventudes
    • II Encontro online de pesquisadores marxistas - Mesa 1: trabalho.
    • Encontros de Língua Latina: tradução e estudo das obras de Ovídio
    • Cine CHiCo - Cinema e História Contemporânea
    • Evento Teste
    • Outubro: cursos e eventos com inscrições abertas
    • Critérios para o planejamento do ensino de argumentação como prática social de linguagem
    • Primeiros passos para publicar um artigo
    • 140 anos da Revolta Mahdista no Sudão: revisitando a Historiografia das Resistências anti coloniais
    • Administrando o Campus Guarulhos (EFLCH/Unifesp): desafios da consolidação
    • XII Semana de História da Unifesp: Raça, classe, gênero e emancipação
    • O Webinário internacional "Por uma história da arte múltipla? O caso das artes africanas",
    • Território dos Pimentas: lugar, educação e coletivos sociais
    • Representações decoloniais: as meninas negras no romance afro-brasileiro contemporâneo
    • O ídolo de Hércules em al-Andalus: construções e desconstruções de uma estátua antiga
    • O ídolo de Hércules em al-Andalus: construções e desconstruções de uma estátua antiga
    • Cartografias: Do Post-Modernismo ao Hipercontemporâneo
    • Webnário Internacional: Por uma História da Arte múltipla? O caso das artes africanas
    • Língua e poder: processos de formação das variedades linguísticas de prestígio
    • Ciência e saúde em leituras e ações paulistas
    • Realidade ou mentira? Como a literatura de ficção pode ajudar a entender o mundo melhor do que os manuais
    • Cine Pimentas: II Ciclo Cinema cantado - Música brega em francês?!
    • Uma pedagogia com base em gêneros textuais para o ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
    • As ciências sociais brasileiras no pós-1964: autoritarismo e experiência intelectual
    • Premiação das Melhores Teses e Dissertações
    • Antropologia Forense e Direitos Humanos - a perspectiva polonesa
    • Charlas de Cineclub em casa: Las cosas del querer
    • Língua Portuguesa e suas Literaturas: compartilhando experiências de ensino
    • Tecnologias na sala de aula: e agora?
    • Solano Trindade, com Wagner Silva de Souza
    • Solano Trindade, com Wagner Silva de Souza
    • Formação Docente e Discurso: tecnologias digitais e multimodalidade na educação
    • Seminários LabLinc: Análise computacional da linguagem: relações com o desenvolvimento e o declínio cognitivo
    • Seminário 10 anos do Gepecso
    • Signos do tempo na escrita
    • [minicurso] Uma Introdução à Silogística de Aristóteles
    • Pandora e o rouxinol: leitura cênica e debate
    • Debate: Marxismos Negros
    • III Mês do Meio Ambiente: Meio Ambiente em São Paulo: coisa do século XIX?
    • I Ciclo de palestras: Intelectuais e investigação em história da educação
    • Curso "Tempos de brincar: infâncias, cultura lúdica e educação
    • Seminário Conjunto
    • Encontro com a Profa. Dra. Neide M. González
    • A inclusão da Pessoa com Nanismo na Universidade
    • Literatura e exílio: diálogos entre ciências humanas e literatura
    • Tributo à Professora Marcia Mansor D´Alessio
    • Curso: Lendo com Paixão - Torto Arado
    • A concepção taoísta da Naturalidade na filosofia de Laozi e Liezi.
    • Charlas de Cineclub em casa: La Patagonia rebelde
    • Ciclo de Conferências da Cátedra Edward Said: Palestra “Allama Iqbal: Oriente Ocidente”.
    • Jornada Torquato Neto: Geleia General
    • Aula Magna do Curso de Especialização "As Áfricas e suas Diásporas" (UNIFESP/UAB/CAPES).
    • Mesa-redonda: O que significa traduzir Adorno hoje?
    • I Encontro: Fundamentos e Desafios da inserção da Extensão na matriz curricular dos cursos de graduação.
    • Indústria Cultural e produção onírica no contemporâneo: Aula Aberta com Tales Ab´Sáber
    • Oficina de Tradução de Textos Filosóficos - Árabe III
    • Danceja 2021: dança para jovens e adultos
    • Olhares imagológicos em A Costa dos Murmúrios – entre o conflito e a hesitação
    • O Peso das Minorias: a arte em tempos de pandemia
    • Artes deste Século: a experiência de formação da Coleção Triangular
    • Animalismos: porque o outro do outro não é humano - Ciclo de conferências internacional
    • Temas e debates da imprensa sindical fascista
    • Bate Papo em Libras
    • Capitalismo e Colapso Ambiental
    • Iniciação à transcrição de dados de fala no CHAT
    • Recitando a Contemporaneidade
    • Semiótica tensiva: apontamentos introdutórios
    • A abordagem do texto literário nas aulas de espanhol como língua estrangeira.
    • Encontros do GELEF - Grupo de Estudos de Literaturas de Expressão Francesa.
    • A educação inclusiva e propostas para o combate à violência.
    • Fundamentos do Ensino de Língua Inglesa
    • I Encontro Unifesp de Formação de Professores para Educação Básica
    • Juventude e Educação: apresentação de pesquisas com estudantes de Guarulhos.
    • Ciclo de Conferências da Cátedra Edward Said
    • Clarice e as artes
    • I Jornada Afroasiática de História (UNIFESP): 10 Anos da Primavera Árabe
    • Safo no Brasil: Menções à poeta de Lesbos em narrativas publicadas entre 1925 e 1934
    • Uma problematização da Literatura Moçambicana: das origens à atualidade.
    • Tributo à professora Marcia Mansor D’Alessio
    • Palestra: A prosa de Fernando Pessoa
    • II Seminário Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade
    • Adoecimento e conhecimento: atravessamentos
    • Minicurso: Artes e Criatividades entre a África e o Brasil
    • 34a Bienal de São Paulo - Faz escuro mas eu canto
    • II Ciclo de Palestras do NEAB - Unifesp
    • Quartas Sociais
    • Luxúria e iluminação no Islã: a arte da caligrafia
    • A importância da pesquisa no processo de formação docente
    • I Encontro Anual do GEPICH: História da Educação e seus percursos.
    • Encontro de Egressos EFLCH/Unifesp: diálogos e transformações
    • Conversas de Cineclube (Charlas de Cineclub: La mujer sin cabeza)
    • Angola pós-colonial: da utopia à realidade da independência
    • Plano de Cultura da Unifesp: reflexões e rumos
    • Como se livrar de Semideuses: o fim da linhagem dos heróis na poesia hesiódica
    • Comunicação e interação entre o dentro e o fora das prisões
    • Conferência: A cosmologia de Judá Abravanel (Leão Hebreu)
    • Mini-curso: Subjetividades radicais – 16 breves estudos do decolonial na arte brasileira
    • Comunicação e interação entre o dentro e o fora das prisões
    • Ciclo Mapas e Territórios: fronteiras e passagens - A construção histórica da teoria política nas religiões proféticas
    • Minicurso: "Justiça, Democracia e Direito: experiências e desafios africanos e brasileiros"
    • Álgebra nos Anos Iniciais utilizando Jogos Digitais e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS)
    • Oficina: Kahoot e Socrative no ensino e aprendizagem de línguas: possibilidades e limites
    • Roda de conversa: Espanhol no CEL Dom Pedro I - Histórico e práticas
    • Conferência: "Terceira Coisa e Vivência de Si em IBN' ARABI"
    • O poder da representação na literatura colonial: o caso de Moçambique
    • Cátedra Edward Saïd: A construção histórica da teoria política nas religiões proféticas
    • Dançando na quarentena
    • Seminários História Unifesp: Palestra "Regulamentação da profissão de historiador/a: trajetória e desafios"
    • História das Infâncias e suas instituições
    • Protagonismo negro no pós-abolição: história e historiografia
    • A recepção da "Antígona" de Sófocles no teatro espanhol da ditadura franquista
    • Adoecimento e conhecimento: atravessamentos afro e indígenas
    • Mini-curso: Trajetórias Africanas e brasileiras
    • Conferência: À procura da forma de representar a barbárie
    • Le petit monde merveilleux de Gustave Akakpo: leitura e produção de um diário
    • Contextos midiáticos, visões plurais
    • Visões sobre a África negra no mundo greco-romano
    • Webconferência Unifesp: Multimodalidade e Linguística
    • Histórias Talmúdicas e Midrashicas de Sabedoria e Ensinamento
    • Ciclo "Angela Davis"
    • Webnário: Florestan Fernandes: 100 anos de um pensador brasileiro
    • VI Jornada Hispânica - Confira programação
    • Chassidismo: kabbalah, ultraortodoxia e reforma
    • O pontapé do mestre zen
    • O Sufismo e a arte da polissemia
    • Palestra: A oralidade no mundo árabe medieval
    • I - Ciclo de Palestras Núcleo de Estudos Afro-Brasileira (NEAB) Unifesp
    • Cinema Cantado: III Encontro discute Bossa Nova
    • Brinquedoteca na quarentena: interação com crianças do Núcleo de Mães e Pais da Unifesp
    • DANCEJA virtual: curso de extensão para jovens e adultos
    • Concurso Cultural Temático Unifesp Mostra Sua Arte - Arte em Tempo de Distanciamento.
    • Projeto de Extensão realiza a oficina online: “Escrita literária em casa”
    • Agenda
    • Raplural: evento reunirá artistas de rap de diferentes modalidades no auditório da EFLCH
Vestibular Concurso Fale Conosco Ouvidoria Transparência e Prestação de Contas Acesso à Informação Imprensa
Administração Assuntos Estudantis Extensão e Cultura Gestão com Pessoas Graduação Planejamento Pós-Graduação e Pesquisa
Baixada Santista Diadema Guarulhos Osasco São José dos Campos São Paulo Zona Leste
Departamentos e Disciplinas Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Guarulhos) Escola Paulista de Enfermagem (São Paulo) Escola Paulista de Medicina (São Paulo) Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Osasco) Instituto de Ciência e Tecnologia (São José dos Campos) Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (Diadema) Instituto de Saúde e Sociedade (Baixada Santista)
CAPES FAPESP CNPq Periódicos Biblioteca Digital Antispam
Unifesp
Universidade Federal de São Paulo
DESDE 1933

Estrada do Caminho Velho, n° 333 -
Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP
CEP: 07252-312

Sobre o portal Comunicar erros no site

© Universidade Federal de São Paulo 1933 - 2023