23.061Inscrições abertas até 21/06.

Em sua segunda edição, o Seminário tem como principal objetivo divulgar os acervos da Memória Documental - MD e do Memorial da Educação Municipal - MEM, ambos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e o acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo - APESP, além de estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Infância, Cultura e História - GEPICH/UNIFESP para difundir as pesquisas recentes em História da Educação. O Seminário Memórias Arquivadas tem ainda como finalidade ampliar o acesso às fontes e apoiar às pesquisas acadêmicas, refletindo, consequentemente, na construção da história educacional paulistana.

Realização: 23/06 – 9h às 14h30.
Transmissão ao vivo - Canal do Youtube Arquivo do Estado de São Paulo.

Inscrição SIEX/PROEC (código 22201) até 21/06: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=22201 .

Conteúdo Programático:

23/06/2022
9h- Abertura Institucional
Prof. Dr. Thiago Nicodemo - Arquivo Público do Estado de São Paulo – APESP;
Prof.ª Dr.ª Claudia Panizzolo - Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP;
Fernando Padula - Secretaria Municipal de Educação - SME

10h- Conferência (Transmissão direta - Itália)
Fontes e Arquivos: um patrimônio pela história e memória escolar
Prof. Dr. Alberto Barausse
Universitá degli Studi del Molise - Itália

11h- Mesa: Os acervos institucionais e o acesso às fontes para a pesquisa histórica
Ana Cândida Silva Martins de Carvalho- Núcleo de Acervo Textual Privado – APESP;
Ana Rita da Costa- Centro de Multimeios / COPED / SME – Apresentação do acervo do MEM;
Magaly Ivanov- UNIFESP / GEPICH – Apresentação do acervo da MD.

12h-Intervalo - Almoço

13h-Mesa: As pesquisas acadêmicas e a importância dos arquivos e das fontes para a História da Educação

Profª Ms. Adriana Santiago Silva-UNIFESP / GEPICH - Pesquisadora no APESP;
Profª Ms. Alessandra Secundo Paulino-UNIFESP / GEPICH - Pesquisadora no CRE Mário Covas;
Profª Drª Rivania Kalil Duarte-PUC SP - Pesquisadora no MEM;
Prof. Ms. Diego Benjamin Neves-UNIFESP / NIPELL - Pesquisador na MD.

14h30-Encerramento evento on-line