SeminárioPrograd portal

Dia 7/12, às 17h, com participação do Prof. Luiz Dourado (UFG)

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) convida a comunidade acadêmica da Unifesp e demais interessados/as para o I Seminário Unifesp e a Formação de Professores para a Educação Básica. Temas: as DCN para a Formação Inicial de Professores, a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC - Formação) e o futuro da formação inicial de professores da Educação Básica.

O evento tem como objetivo discutir a Resolução CNE/CP n. 02, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), e a Resolução CNE/CP n. 01, de 27 de outubro de 2020, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).

Por entender que essas resoluções impactam os currículos das licenciaturas e os princípios da formação inicial e continuada e da prática de professores em todo o país, entidades de classe e instituições de ensino superior vêm discutindo as possíveis consequências da implementação dessas novas normativas e também buscando formas de resistência a elas em função do descompasso que representam com o conhecimento e com o debate que se vem produzindo nas últimas décadas sobre o tema. A essa problemática se soma o fato de a Resolução CNE/CP n. 02, de 1º de julho de 2015, ter sido recentemente implantada nas licenciaturas, não tendo havido tempo suficiente para sua avaliação e possível necessidade de revisão.

Considerando esse contexto, a Unifesp, representada pela Pró-Reitoria de Graduação e por representantes das coordenações de curso, fórum de licenciaturas, câmaras de graduação e CEFE, se solidariza com esses movimentos e se insere no campo do estudo e do debate envolvendo essas Resoluções, de modo a promovere um primeiro evento destinado a coordenadores/coordenadoras de curso, professores/professoras, estudantes e toda a comunidade que se interesse pela discussão sobre a formação e atuação de professores da Educação Básica no Brasil.

Palestrante: Prof. Dr. Luiz Dourado (UFG), relator da Resolução CNE 02/2015 e professor titular emérito da UFG. Doutor em Educação pela UFRJ e pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales. Foi membro do Conselho Superior da Capes (2014-2018). Entre 2012-2016, foi membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Entre 2014/2016, foi membro do Fórum Nacional de Educação. Foi relator da Resolução CNE/CP nº2/2015. Foi diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC. Tem destacada experiência em política educacional, com ênfase em estudos sobre avaliação, gestão e regulação da educação básica e superior.

Serviço:
I Seminário Unifesp e a Formação de Professores para a Educação Básica
Temas: As DCN para a Formação Inicial de Professores, a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e o futuro da formação inicial de professores da Educação Básica.
Data: 7 de dezembro de 2020, às 17h
Inscriçõeshttps://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=19134&fbclid=IwAR3xG4T84yd3JDhhnv4RngiH6Kc7UTt19Omr4wKPnv7LPKvSZFTWg7a3LkY