AnaMariaMachado Divulgação redessociais

A palestra aconteceré no dia 11/03, a partir das 18hs.

A professora Ana Maria Machado, da Universidade de Coimbra (Portugal), fará uma palestra sobre a obra de Lídia Jorge, abordando questões identitárias em contexto pós-colonial, a partir do conceito de imagotipo. Esta atividade ocorre no âmbito do curso de especialização em Literaturas de Língua Portuguesa - Brasil, Portugal e Moçambique: Identidades, Territórios e Deslocamento, diferentes olhares, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil/Unifesp, com financiamento da Capes.

Ana Maria Machado é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português-Francês), com Mestrado e Doutoramento em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra. É professora nesta Universidade desde 1990 e nela tem lecionado unidades curriculares na área da Literatura Portuguesa e do seu Ensino e no domínio das Materialidades da Literatura, ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento. É investigadora do Centro de Literatura Portuguesa, onde coordena dois projetos sobre ensino da literatura digital e do Português língua estrangeira. O seu principal domínio de especialização é a literatura medieval, particularmente, a hagiografia e a literatura moral e religiosa. O estudo da Idade Média conduziu-a aos estudos de medievalismo, a que mais recentemente se tem vindo a dedicar com ensaios sobre a receção da Idade Média. No âmbito literatura contemporânea tem também publicado estudos no contexto dos projetos Imagotipos Literários: Processos de (Des)Configuração na Imagologia Literária e Literatura, Imagologia e Transnacionalismo: Representação de Migrações.

Data de realização: 11/03 - Das 18h às 21h.
Link de inscrição: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=19418 .
Transmissão: Canal UAB UNIFESP (Youtube).