cartaz torquato final

Evento acontecerá em 28/04.

[descrição da imagem: Cartaz do evento a partir de um still do filme "Helô e Dirce", de Luiz Otávio Pimentel. Vê-se Torquato Neto mostrando um maço de cigarros da marca General]

Torquato Neto (1944-1972) foi um poeta, letrista e jornalista decisivo para a cultura brasileira do início da década de 1970, tendo papel importante em movimentos de contracultura tais como a Tropicália e o cinema marginal. O evento Torquato Neto: Geleia General tratará de sua obra poética, musical, cinematográfica e jornalística com mesas redondas de artistas, escritores e pesquisadores convidados. Torquato Neto: Geléia General ocorrerá em 28 de abril de 2021 totalmente no modo virtual (Google Meet/YouTube). Participantes inscritos receberão certificado via Siex/Unifesp.

PROGRAMAÇÃO:

10h Aqui, ali: arte/vida em Super 8
Terror da Vermelha
- Carlos Galvão (jornalista, compositor e documentarista. Montou Terror da Vermelha, filme inacabado de Torquato Neto)

Ver de perto para não ver nada, ou o significado do Super 8 em Torquato
- Osvaldo Silvestre (Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Publicou ensaios e livros sobre teoria da literatura, literaturas de língua portuguesa, cinema, estética e crítica cultural. É curador do espólio do escritor Carlos de Oliveira no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira. É coordenador do Instituto de Estudos Brasileiros da sua Faculdade. No Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura coordena o projeto VOX MEDIA: A Voz na Literatura. O seu último livro é o volume, co-organizado com Rita Patrício, Conferências do Cinquentenário da Teoria da Literatura de Vítor Aguiar e Silva/2020).

Cinefilia e experimentalismo fílmico em Torquato Neto
- Jaislan Honório Monteiro (Servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Mestre em História do Brasil (PPGHB/UFPI) e Licenciado em História (UFPI/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Portugal). É autor do livro Arte como experiência: cinema, intertextualidade e produção de sentidos (2015). Suas publicações, bem como seus interesses de pesquisa, se situam, principalmente, na seguinte ambiência temática: cultura brasileira, cinema, juventude urbana, intertextualidade e produção de sentidos).

14h O poeta é a mãe das artes
A canção de Torquato
- Cláudia Neiva de Matos (docente da Pós-graduação em Letras da UFF. Seus estudos abordam principalmente o domínio das poéticas populares e vocais; as relações que a literatura escrita e a crítica desenvolveram com esses repertórios; a integração estética do texto verbal com as dimensões musical e vocoperformática, sobretudo no âmbito da canção mediatizada e das expressões poético-musicais de feitio tradicional, popular ou étnico. Tem atuado nos domínios transdisciplinares da Literatura Comparada, principalmente nas suas interações com a Música, a Etnomusicologia e os estudos sobre canção popular brasileira e performance vocal. Nesse quadro, pesquisou notadamente a poética do samba carioca, a poesia indígena brasileira, o indianismo literário, os estudos folclóricos do século XIX, o pensamento crítico brasileiro sobre música e cultura popular. É autora de livros, inúmeros capítulos de livros, ensaios e artigos em revistas especializadas, no Brasil e no exterior).

O poeta desfolha a bandeira da poesia
- Feliciano José Bezerra Filho (doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), professor adjunto de literatura da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Letras (Ppgl-UESPI), na linha de pesquisa "Semiótica e outros sistemas de linguagem"; cantor e compositor ).

Jornalismo de invenção
- Paulo Roberto Pires (Jornalista, escritor, editor e professor da Escola de Comunicação da UFRJ. Organizou a obra escrita de Torquato Neto nos dois volumes de Torquatália (2004).

Torquato: cinemusipoesia
- Italo Moriconi (Crítico, escritor, antologista, professor associado aposentado do Instituto de Letras da UERJ e professor visitante na UNIFESP. Tem lecionado, pesquisado e publicado principalmente nos seguintes temas: virada de século (gerações 90/00 em prosa, poesia e crítica); circuitos do literário (sociologia da literatura), poesia brasileira, vida literária, vida intelectual, biografia, historiografia literária e cultural. Organizou a antologia Torquato Neto Essencial/2017).

ORGANIZAÇÃO: Maria do Socorro Fernandes de Carvalho e Marcelo Moreschi (depto. de Letras, EFLCH/UNIFESP), Pós em Letras UNIFESP.
MONITORIA: Francisco Fagner.

SERVIÇO:
Evento: Jornada Torquato Neto: Geleia General.
Quando: 28/04 | 10hs.
Link de inscrição SIEX/PROEC:https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=19600