211464348 3075480762680634 800034870353905755 n

Palestra ocorrerá em 23/07, com transmissão no Canal LEA/Unifesp

Caros, convidamos todos para a próxima palestra do canal LEA/UNIFESP, no dia 23/07/2021, com a palestra da Profa. Dra. Katarzyna Górka, da Polish Academy of Sciences, Polônia.

A palestra tem como objetivo apresentar o contexto da Antropologia Forense na Polônia e, sobretudo, sua relação com as grandes violações de Direitos Humanos nesta região. As circunstâncias históricas deste pais centro-europeu o deixaram como um teatro das maiores atrocidades do século XX e consequentemente um cenário bastante fértil para a prática da Antropologia Forense. Porém, o contexto sócio-político complicado, assim como a situação profissional desta disciplina dificultam a realização dos trabalhos. Durante a palestra será apresentado um resumo da história da Polônia relevante para o tema, assim como exemplos de trabalhos arqueo-antropológicos que investigam os abusos de Direitos Humanos em diferentes períodos.

Inscrições Abertas: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php...

KATARZYNA GÓRKA
Doutora em Antropologia Biológica pela Universidade de Barcelona, Espanha (2016). Possui mestrado em Primatologia pela Universidade de Barcelona (2010), mestrado em Antropologia Física pela Jagiellonian University (2008), e graduação em Biologia pela Jagiellonian University, Cracóvia, Polônia. Em 2020 concluiu o pós-doutorado na área de Antropologia Forense no programa de pós-graduação em História na Universidade Federal de São Paulo. Possui experiência de pesquisa na área de antropologia forense, bioantropologia, sobretudo no âmbito de análise dentária, estimativa de idade, morfometria linear e morfometria geométrica bi- e tri-dimensional, assim como experiência em morfometria e análise óssea. Suas principais linhas de pesquisa são: antropologia forense; teoria de antropologia forense, antropologia biológica, biogeografia e variabilidade biológica e cultural em humanos modernos; evolução bio-cultural.