ieac polo gru

Dia 22/9, às 18h, com Magali Aparecida Silvestre e Janes Jorge

O webinário  "Administrando o Campus Guarulhos (Unifesp): desafios da consolidação, por Magali Aparecida Silvestre e Janes Jorge" visa a refletir sobre os processos administrativos na direção do Campus Guarulhos, da Unifesp, durante o período de 2017 a 2021, momento no qual foram desenvolvidas diversas ações que contribuiram para a sua consolidação e sua valorização como uma campus  de Humanas, no interior da universidade e fora dela, apesar de uma conjuntura adversa com os contingenciamentos orçamentários, a desqualificação da universidade pública e da ciência e a crise sanitária.

Magali Silvestre é pedagoga, doutora e mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, no Departamento de Educação, curso de Pedagogia. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência e no Programa de Pós Graduação em Educação.

Pesquisadora do campo da Formação de Professores: ensino fundamental e ensino superior, identidade profissional, estágio curricular, inserção profissional e avaliação educacional. Por mais de 15 anos trabalhou em escolas públicas da rede estadual e municipal de São Paulo, como professora dos primeiros anos do ensino fundamental, EJA e coordenadora pedagógica. Além disso, foi coordenadora de cursos de graduação, coordenadora do GT de Formação de professores na Anped e diretora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Unifesp, campus Guarulhos - gestão 2017-2021.

É coordenadora do Observatório de Ensino Superior da EFLCH, coordenadora do Grupo de Estudos Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica e membro da regional sudeste da Associação Nacional pela Formação de Professores - Anfope.

Atualmente desenvolve residência pós-doutoral como professora visitante no PPGE/FaE/UFMG e vem desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado: "Inserção Profissional Docente em territórios de vulnerabilidade em países da América Latina: estudo analítico de produções científicas da última década.

Janes Jorge é professor Associado do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realiza pesquisas na área de história ambiental. É autor do livro Tietê, o rio que a cidade perdeu e organizou os livros Panoramas Ambientais do Brasil Rural e Cidades Paulistas: Estudos de História Ambiental Urbana. É um dos coordenadores do GT de História Ambiental da Associação Nacional de História (Anpuh) e Secretário Geral da Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp). Foi Vice-Diretor do Campus Guarulhos da Unifesp entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2021.

Serviço:
Webinário IEAC: Administrando o Campus Guarulhos (EFLCH/Unifesp): desafios da consolidação
Data e horário: 22 de setembro de 2021, às 18h
Link de acesso (clique aqui)