oralidade

Realização: 01/07/2020
Horário: 19h às 21h
Inscrições via SIEX: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=18084

Ciclo de Palestras – Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento
Promoção: NUR - Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental/UNIFESP (acesse a página no Facebook).
Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

Sobre o evento:

A conferência “A oralidade no mundo árabe medieval” é parte integrante de um ciclo de 6 conferências a serem realizadas dentro do Projeto de Extensão “Histórias de Sabedoria e Ensinamento”. Como projeto organizado pelos integrantes do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da UNIFESP, as conferências serão referentes ao Judaísmo, Islam, Tradições da China e Japão.

Jamil Ibrahim Iskandar é Professor de filosofia medieval árabe na UNIFESP; professor titular (aposentado) de filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduado em Filosofia, mestre em Filosofia (PUCSP), doutor em Filosofia (UNICAMP), e pós-doutorado em Filosofia Medieval árabe - Universidade Complutense de Madrid. Seus estudos, pesquisas e escritos são, prioritariamente, sobre filosofia e filósofos do mundo árabe-islâmico.

Ementa
Serão abordados os seguintes temas/períodos quanto à questão da oralidade no mundo árabe: . A época pré-islâmica. . Os beduínos e a comunicação oral: a importância da poesia.