Capturar cartaz 2

Realização: 22/09 a 01/12 | 19h às 21h

Inscrições SIEX/PROEC: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php…

O curso "História das Infâncias e suas instituições. As propostas pedagógicas, a arquitetura e o financiamento - contribuições da pesquisa" será realizado de modo remoto, na plataforma do Google sala de aula com atividades assíncronas e no meet com atividades síncronas. Este curso tem por objetivo apresentar a produção acadêmica sobre História da Educação, estreitando a relação institucional entre a universidade e as redes públicas de ensino. Visa problematizar questões presentes no cotidiano das instituições de educação infantil, tais como, propostas curriculares, projetos políticos pedagógicos, mobiliário, arquitetura, materiais e apresentá-los como possíveis objetos a serem investigados.Dentre os temas a serem abordados encontram-se: a história da educação infantil no Brasil;a cultura material escolar; a arquitetura das instituições, os profissionais que nela atuam/atuaram e os registros destas materialidades; o financiamento e a gestão das redes públicas. Para atingir o seu intento o curso propicia o estudo das práticas cotidianas, mediado pela produção acadêmica da área de História da Educação, História cultural e História da infância - A educação infantil como objeto e fonte de pesquisa acadêmica; - A história da educação e das instituições e a construção do PPP da unidade de educação infantil; - A interface Universidade e rede pública de educação infantil: aproximações possíveis.