PorumaHistoriadaArte2910

A mesa integra o Webinário Internacional: Por uma História da Arte múltipla? O caso das Artes Africana , desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp, cujo intuito é organizar uma série de encontros que reflitam sobre múltiplos aspectos das artes não-hegemônicas e africanas (especialmente as produções de Moçambique, Angola, Nigéria, Tanzânia e Quênia), promovendo interlocução entre pesquisadores, artistas e o público interessado e ampliando o debate brasileiro sobre estas produções.

Algumas questões que permearão o webinário são: como devem ser ou são classificadas e expostas as produções africanas? É possível ou desejável incluí-las no cânone estabelecido da arte? Devem haver diferenças entre a crítica das artes ocidentais e africanas? Existem especificidades inerentes a estas produções ou as diferenças decorreriam de um processo exógeno de criação de alteridade? Como lidar com a modernidade artística africana ou com os valores tradicionais de seus produtores? Quais os papeis que estas criações artísticas desempenharam e desempenham em seus próprios territórios? Seria possível, afinal, a escrita de uma história da arte não-euroamericana?

Debate sobre pesquisas e ensino com/de artes africanas no contexto brasileiro, a partir dos trabalhos do Prof. Dr. Roberto Conduru e do Grupo de Pesquisa Áfricas nas artes.

Participação:

Prof. Dr. Roberto Conduru - Grupo de pesquisa África nas artes; Profa. Dra. Emi Koide, Fábio Rodrigues Filho, Silvia Leme, Thais C. da Costa e Iraíza Pereira.

Serviço:
Por uma História da Arte múltipla? O caso das Artes Africanas. Diálogos Áfricas-Brasil: trânsitos e propostas educativas.
Data: 29/10/2021 - Horário: 19h às 21h.
Inscrição SIEX/PROEC: Saiba mais,  Clique aqui.

Transmissão: Google Meet.