chassidismo Realização: 22/07/2020
Horário: 19h às 21h
Inscrições via SIEX:  https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=18167

Ciclo de Palestras – Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento
Promoção: NUR - Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental/UNIFESP (acesse a página no Facebook).
Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

Sobre o evento:

A conferência “Filosofia e Mística: Introdução aos principais temas e abordagens do pensamento judaico” é parte integrante de um ciclo de 6 conferências a serem realizadas dentro do Projeto de Extensão “Histórias de Sabedoria e Ensinamento”. Como projeto organizado pelos integrantes do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da UNIFESP, as conferências serão referentes ao Judaísmo, Islam, Tradições da China e Japão.

Ruben Gerardo Sternschein é doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2017), possui mestrado em Pensamento Judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1996), mestrado em Letras Hebraicas - Hebrew Union College/Jewish Institute of Religion (1996) e atualmente é rabino - professor - Congregação Israelita Paulista. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Judaica.

Ementa:

Ao elitismo intelectual dos rabinos, o movimento chassídico do século 18 respondeu com um resgate da emoção e da ação, da responsabilidade social e comunitária, da mística e do messianismo. A Mágica e a simplicidade completaram suas reformas que hoje se tornaram em
ultraortodoxias intransigentes.

Nesta palestra introdutória viajaremos aos começos desta revolução social e teológica, conheceremos seu contexto histórico,  suas bases epistemológicas, espirituais, éticas e sociais e nos prepararemos para a leitura, estudo e análise das histórias de sabedoria que este
movimento gerou, e através das quais mudou o mundo judaico e acabou se mudando a si próprio nos nossos dias".