Indústria Cultural e produção onírica no contemporâneo Aula Aberta com Tales AbSáber

Dia 15 de março, às 18h

Conferência – Aula Aberta da Disciplina Tópicos Avançados Sonhos, Juventudes e Psicanálise II, do Programa de Pós-Graduação da Unifesp - Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde.

Tema: Indústria Cultural e produção onírica no contemporâneo: Aula Aberta com Tales Ab´Sáber

Uma parceria entre Unifesp - Campi Baixada Santista e Guarulhos & Ubuntu Formação Continuada em Psicanálise

Atividade de Extensão Proec – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Trata-se de um evento on-line e aberto para a comunidade que versará sobre a teoria dos sonhos na abordagem psicanalítica em suas articulações com o conceito de Indústria Cultural, cunhado pelos filósofos Max Horkheimer e Theodor Adorno.

Indústria Cultural e produção onírica no contemporâneo: Aula Aberta com Tales Ab´Sáber se refere à atividade que será oferecida na disciplina Tópicos Avançados Sonhos, Juventudes e Psicanálise II, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. O evento articula atividades de ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo apresentar as possíveis articulações entre a Teoria dos Sonhos, de Sigmund Freud, e as produções dos autores da Teoria Crítica da Sociedade, com especial atenção aos textos “Indústria Cultural” de Max Horkheimer e Theodor Adorno e “Teoria Freudiana e o Padrão da Propaganda Fascista”, de Theodor Adorno. A questão problematizadora da aula é: quais seriam os impactos das manifestações culturais e artísticas no modo de sonhar das juventudes no contemporâneo? Para ilustrar a discussão serão apresentadas narrativas oníricas coletadas nas Rodas de Conversa Sobre Sonhos, ação de extensão vinculada ao Projeto Extensionista “Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das juventudes”. Trata-se do exercício de um método de investigação social, radical e crítico na produção de conhecimentos. O livro “A música do tempo Infinito”, de Tales Ab´Sáber, também apoiará o desenrolar da conferência. O evento é aberto para a comunidade acadêmica e pessoas de todo o país que tenham interesse na temática dos sonhos em suas articulações com o contexto sócio-histórico e político. Trata-se de construir, no ambiente online, um clima de reflexão sobre os conteúdos oníricos que são mobilizados em contexto de pandemia e crise sanitária, humanitária, econômica e política no Brasil contemporâneo. Cabe ressaltar que este evento de extensão está vinculado ao Projeto de Extensão Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das Juventudes que prevê, como uma de suas ações, encontros com o grupo de estudos e pesquisas Sonhos, Juventudes e Psicanálise, organizado em encontros quinzenais.

Tales Ab’Sáber é psicanalista. Formado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP, por onde é mestre em Artes. Psicólogo pelo Instituto de Psicologia USP, onde defendeu Doutorado sobre clínica psicanalítica contemporânea. É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professor de Filosofia da Psicanálise no Curso de Filosofia da Unifesp. Tem trabalhos publicados em revistas especializadas e também na grande imprensa. Em 2005 recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro de Psicologia, Psicanálise e Educação com o livro O Sonhar Restaurado - Formas do Sonhar em Bion, Winnicott e Freud (Ed. 34).

Organização:

Coordenadora responsável: Jaquelina Imbrizi - professora associada II da Unifesp - Baixada Santista, onde desenvolve atividades na graduação e nos Programas de Pós-graduação: Ensino em Ciências da Saúde (MP) e Interdisciplinar em Ciências da Saúde (MA). Coordenadora do Projeto de Extensão Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das Juventudes e é responsável pela disciplina Tópicos Avançados Sonhos, Juventudes e Psicanálise II.

Vice-coordenador: Tales Ab’Sáber - professor da Unifesp - Campus Guarulhos. Responsável pela disciplina Tópicos Avançados Sonhos, Juventudes e Psicanálise II.

Colaboradores: Jussara de Souza Silva, Pedro Ainis Malischesqui Paegle, Caio Francisco Garrido Granello.

Coordenador externo e organização do canal Ubuntu: Caio Francisco Garrido Granello - diretor e criador da Ubuntu; Caio Garrido é psicanalista e escritor. Mestrando pelo Programa interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Unifesp Baixada Santista.

Transmissão pelo Youtube no canal Ubuntu Psicanálise (a plataforma do YouTube suporta todas as pessoas envolvidas)
Dia e horário: 15 de março de 2021, das 18h às 20h30
Público-alvo: público em geral; estudantes da graduação e da pós-graduação; profissionais da saúde
Inscrições para receber certificados aqui