O evento fará um balanço de 10 anos das atividades realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Classes e Conflitos Sociais (Gepecso).

Fundado em 2011, o Gepecso reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós graduação interessados no estudo de três áreas temáticas: 1. Educação, política e sociedade; 2. Trabalho e profissão docente; 3. Lutas sociais no Brasil. Durante o seminário, serão divulgados os resultados das duas principais investigações realizadas pelo grupo: 1- a pesquisa "Condições de trabalho e relações de classe dos docentes do ensino básico de Guarulhos-SP", que contou com a aplicação de uma enquete com amostra representativa com os professores que atuam no município; 2- o "Levantamento de protestos sociais no Brasil", um mapeamento sistemático das lutas sociais no Brasil no período de 2003 a 2016.

O seminário contará com a participação de atuais e ex membros do grupo, e será aberto a estudantes, professores e ao público interessado em geral.

PROGRAMAÇÃO:
19/07 – 15:00-17:00h: Encontro e bate-papo entre atuais e ex-participantes.
Palestrantes: Davisson Cangussu (Unifesp) e Débora Goulart (Unifesp).
19/07 – 19:30-21:30h: A pesquisa “Condições de trabalho e relações de classe dos docentes”. Palestrantes: Selma Venco (docente - Unicamp), Patrícia Trópia (docente – UFU), Vanessa Filgueiras (doutoranda – Unifesp), Bárbara Fernandes (mestre – Unifesp).
20/07 – 15:00-17:00h: O levantamento “Protestos sociais no Brasil (2003-2016)”.
Palestrantes: Thaís Cristina dos Santos (mestre – Unifesp); Gisele Vilalta (mestranda - Unifesp).
20/07 – 19:30-21:30h: Balanço das atividades e planejamento para o futuro do grupo.
Palestrantes: Davisson Cangussu (Unifesp) e Débora Goulart (Unifesp).