neab.novembro

Com participação dos discentes , docentes , Taes, ativistas culturais negros, acadêmicos e...

Programação do Mês da Consciência Negra!!

Neste mês de novembro o NEAB-UNIFESP está promovendo o Mês da Consciência Negra. O evento é organizado pelo NEAB-UNIFESP em parceria com a PROEC e visa articular saberes acadêmicos, populares e tradicionais no intuito de celebrar, homenagear e valorizar as ações contemporâneas e dos antepassados negros que contribuíram e contribuem para o combate ao racismo em suas diferentes expressões na instituição e na sociedade.

Sobre o NEAB UNIFESP O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo surgiu em 2010 no Campus Guarulhos a partir da iniciativa de um grupo de docentes negros aos quais se agregaram discentes negros e negras. Posteriormente o coletivo Reflexos de Palmares do Campus Baixada Santista se somaria ao NEAB. Durante o período 2010-2015 os integrantes do NEAB promoveram diversas ações extensionistas e antirracistas, cursos de extensão, especialização latu senso, oficinas, Semanas da Consciência Negra, Jornadas, dentre outras. Após o ano de 2015 o NEAB se tornou Núcleo Associado à PROEC UNIFESP e as ações de combate ao racismo ganharam novo impulso, ampliando-se para outras Pró-Reitorias e a Semana da Consciência Negra assumiu caráter institucional, porém o sentido extensionista permanece como principal objetivo, assim, têm sido organizado periodicamente minicursos, ciclo de palestras, mesas-redondas, atividades culturais (cinema negro, música, oficinas, literatura negro-periférica).

Programação da 2ª Quinzena do mês da Consciência Negra 2020

Segunda- feira

19h -21h - Jovens Negras/os e Periferia e Academia
Mesa de Debate com:
Ana Paula Santana
Ana Paula Costa
Carlos Preto
Douglas Araújo
Mediação: Prof. José Carlos – NEAB UNIFESP

Canal do YouTube da ProEC - Clique aqui
Canal do Facebook da ProEC - Clique aqui

Terça -Feira

17h - 19h - Mini curso Artes e Criatividades entre a África e o Brasil: Space Opera, Quadrinhos e luta antirrascista: a trajetória literária de duas Ficções Científicas Brasileiras.

Curso/Palestra com:
Prof. Gabriel G. Sampaio (SEDUC - Prefeitura Municipal de Cubatão e Santos)
Ciclo Diálogos sobre a História da África, Profa. Patricia – Unifesp Guarulhos

As aulas serão postadas no Canal Diálogos sobre a História da África no YouTube- Clique aqui

Quarta-feira

19h-21h - Cotas Raciais e as Fraudes nas Universidades Federais: As ações das Bancas de Heteroidentificação relativas ao combate às fraudes: cancelamento de matrículas e ingresso de alunos autodeclarados negros processos seletivos.
Mesa de Debates:
Jane Maria dos Santos Reis (UFU)
Prof. Dr. Acácio Sidinei Almeida Santos (UFABC)
Prof. Dr. Adilson Pereira dos Santos (UFOP)

Canal do Facebook da ProEC -Em breve

Quinta-Feira

19h - 21h - Necropolítica e as Crianças Negras
Grupo de Pesquisa LAROYÊ recebe:
Professora Petronilha B. Gonçalves e Silva
Mediação: Ellen de Lima Souza
Atividade elaborada em conjunto com outros grupos de pesquisa (Afrodiáspora; CREI; GRITTE E EREYÁ).

Canal do YouTube da Laroyê- Clique aqui

Sexta-Feira

MARCHA VIRTUAL EM DEFESA DE PALMARES

As informações, programação e links para a Marcha Virtual em Defesa de Palmares - Clique aqui

Terça-Feira

17h - 19h - Mini curso Artes e Criatividades entre a África e o Brasil: A Cultura de Rua e suas Margens: o que acontece com a cultura urbana e periférica e seus desdobramentos no contexto acadêmico/escolar, com:
Prof. Tiely Santos
Ciclo Diálogos sobre a História da África, Profa. Patricia - Guarulhos

As aulas serão postadas no Canal Diálogos sobre a História da África no YouTube - Clique aqui

Quarta-Feira

19h-21h - As micro Áfricas em São Paulo: Análise dos processos históricos de constituição das territorialidades negras na cidade.
Palestra com:
Prof. Dr. Amailton Magno Azevedo (PUC-SP)

Canal do Facebook da ProEC -Em breve

Quinta-Feira

19h-21h – Intolerância Religiosa e Racismo Religioso: para além de uma questão meramente semântica. Abordagem do tema a partir da dupla percepção: acadêmica e de iniciado.
Palestra com:
Prof. Dr. Patrício Carneiro Nisoji (UNILAB)

Canal do Facebook da ProEC - Em breve